Extremos da Tolerância Humana

sábado, 20 de junho de 2009

O Corpo Humano: Um trabalhador incansável

Acompanhe o que o organismo está fazendo enquanto dormimos:

1) Liberação de hormônio:
Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (somatotrofina) são liberados durante o sono. Crianças que dormem pouco têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento.

2) Eliminição de estresse:
Uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado em situações de estresse. Aquele isnuportável mau humor depois de uma noite mal dormida é explicado pelo acúmulo de cortisona.

3) Reposição de hormônio:
O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta enquanto dormimos, embora em doses menores. Em "gente grande" ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico.

4) Imunidade:
Durante o descanso, o corpo libera as interleucinas: substâncias que ajudam o organismo a se defender de invasores, como vírus e bactérias.

5) Apetite em equilíbrio:
É durante o sono que o organismo libera maior quantidade de leptina, o hormônio que controla a sensação de saciedade e mantém as pessoas longe dos eventuais ataques à geladeira durante a madrugada.

6) Evelhecimento precoce e tumores:
Enquanto uma pessoa dorme, o organismo se livra com mais facilidade dos radicais livres, moléculas que podem causar o envelhecimento precoce e até tumores.

7) Memória:
O sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica;

8) Fixação de informações:
Estudos indicam que a fase do sono REM (fase em que o cérebro trabalha a pleno vapor e desencadeia o processo de formação de sonhos) é responsável pela fixação de informações incomuns e estressantes, enquanto o sono não REM (fases 1 a 4 - obs: posteriormente falaremos das diversas fases do sono) se encarrega das informações de conteúdo emocionalmente neutro.

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 15:11

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home